domingo, 27 de maio de 2012

ONIBUS QUE LEVAVA OS TRABALHADORES(AS) RURAIS DE ANGICOS/RN PARA O GRITO DA TERRA ESTADUAL QUEBRA E FICA SEM PARTICIPAR DO GRITO EM NATAL

Dia 16 de Maio de 2012 aconteceu em Natal o GRITO DA TERRA ESTADUAL de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Este evento é muito importante para a agricultura familiar, porque é a oportunidade que todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais do Estado tem para protestar e cobrar do Governo do Estado melhorias para a nossa agricultura familiar.

A delegação do STTR de Angicos coordenado por seus diretores, IVANALDO ROGÉRIO-PRESIDENTE e ALMIR MEDEIROS-SECRETARIO, articularam de todas as maneiras, mais não deu pra participar do Grito, porque ficou pelo caminho, foi articulado vários trabalhadores e trabalhadoras rurais e conseguimos um ônibus com a parceria da Prefeitura municipal, para que agente fosse para o grito, mais o ônibus, quebrou na entrada de Pedro Avelino/RN, no posto de Nossa Senhora dos Impossíveis, ainda tentamos da um jeito de ir, mais não teve jeito, mais mesmo assim fizemos alguns protestos na BR304 para que o governo melhore a nossa agricultura familiar.


ÔNIBUS QUEBRADO



ALGUMAS PESSOAS DA DELEGAÇÃO DO STTR DE ANGICOS



PARTE DA DELEGAÇÃO DO STTR



ONIBUS QUEBRADO NA BR304



PRESIDENTE DO STTR - IVANALDO ROGÉRIO -
AO MEIO DE CAMISETA BRANCA





IVANALDO ROGÉRIO LENDO A PAUTA DO GRITO DA TERRA
AOS TRABALHADORES(AS)



SECRETARIO DO STTR - ALMIR MEDEIROS



A CHEGADA DE VOLTA AO STTR DOS TRABALHADORES(AS) RURAIS



A CHEGADA DE VOLTA AO STTR DOS TRABALHADORES(AS) RURAIS

Fonte: Blog de Almir Medeiros

FETARN: GRITO DA TERRA ESTADUAL

O Grito da Terra Estadual 2012 reuniu em Natal cerca de 1.500 pessoas entre dirigentes das diversas regiões do estado. O evento tem como objetivo reivindicar melhorias para a classe trabalhadora rural do nosso estado que passa por um momento muito dificil frente a grande seca que esta ocorrendo.
Após concentração na Central de Comercialização Comercialização os participantes caminharam pelas ruas de Natal até o Centro Administrativo.
O governo do Estado, através do Secretário de Agricultura Betinho Rosadom recebeu uma comissão de diretores da FETARN e representantes dos pólos regionais e entregou a resposta do governo as reivindicações da Pauta do Grito, formulada pela FETARN e os representantes dos pólos e entregue a Governadora em momento anterior.
Para os presentes, a ausença da Governadora inviabilizava as discussões do documento e após 02:00 horas de reunião com os secretários, ficou definido que a mesma, irá receber a comissao novamente à noite, após evento que ocorrerá no Centro Administrativo.


Francisco José da Silva - Vice-Presidente da FETARN


DIRETORES DO STTR DE ANGICOS VISITA A COMUNIDADE DO CABUGI

Neste dia 17 de Maio, os diretores do STTR de Angicos - IVANALDO ROGERIO-PRESIDENTE e ALMIR MEDEIROS-SECRETARIO, foram fazer uma visita em uma das comunidades do CABUGI, mais precisamente na terra de LUIZ, onde percorremos seu terreno e vimos que o mesmo tem algumas plantações bonitas, mais isso é por causa de um poço que tem para irrigar as plantas, mais isso é raro em angicos, porque a falta de água esta grande.



PRESIDENTE DO STTR - IVANALDO ROGERIO
PERCORRENDO AS PLANTAÇÕES



OVELHAS



FALTA DE AGUA DEIXA BOVINOS DESIDRATADO



AÇUDE QUASE SECO



AGRICULTOR -LUIZ-
AINDA COM ESPERANÇA DE CHUVA



BOVINOS DO SENHOR LUIZ



UMA PEQUENA HORTA QUE O Sr. LUIZ TEM



PEQUENA QUANTIDADE DE PALMA PLANTADA



UM LANCHE APOS PERCORRER O TERRENO



PRESIDENTE IVANALDO ROGERIO
TAMBEM VISITA A DONA AMERICA



VISITA A MIGUEL SALVIANO



VISITA A DONA LEONORA



Fonte: Blog de Almir Medeiros

STTRs DA REGIÃO CENTRAL E BANCO DO NORDESTE REALIZAM REUNIÃO SOBRE A ESTIAGEM

Neste dia 21 de Maio, foi realizado uma reunião com os Sindicatos dos Trabalhadores (as) rurais da Região e com o Banco do Nordeste, sobre a estiagem, onde esta acontecendo uma das maiores secas do Nordeste. A reunião foi na sede do STTR de Angicos, com a Presença do Presidente IVANALDO ROGERIO, foi as 14:00h, e tambem com a presença do Gerente do Banco o Sr. Jose Erivaldo e um Funcionário o Sr. Carlos, onde fizeram uma palestra sobre os PRONAFs e sobre a Estiagem, onde o governo disponibilizou recursos para a agricultura familiar.



Publico Presente



Presidente do STTR de angicos o Sr. Ivanaldo Rogerio e o
Tesoureiro o Sr. Vidal Januario - participam da palestra.




Gerente do Banco do Nordeste - O Sr. Jose Erivaldo.



Palestrantes o Sr. Jose Erivaldo e Carlos.



publico presente.

Fonte: Blog do Almir Medeiros

MDS lança edital de unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar





O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) abriu o Edital Público nº 03/2012 para a seleção de propostas visando à implantação de unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar, no dia 25 de abril de 2012, que pode ser visto no seu site (http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais/2012/agricultura-familiar). O recurso financeiro destinado à ação é de R$ 30,6 milhões e o prazo para cadastro no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) se encerra em 8 de junho.



Para participar do edital, os municípios interessados devem obrigatoriamente pertencer ao Programa Territórios da Cidadania e participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Instituído em 2008, o Territórios da Cidadania visa promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Ao todo, são 120 territórios nas cinco regiões do Brasil.


O edital articula várias ações do Plano Brasil Sem Miséria, tratando de questões como segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, desenvolvimento territorial, PAA e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), entre outros. A meta é expandir as unidades aos Territórios da Cidadania, garantindo que todos sejam contemplados com pelo menos uma unidade. No primeiro edital, lançado em 2011, foram selecionados 26 municípios de 24 territórios.
O que são – As unidades de apoio são espaços físicos estruturados e equipados para auxiliar a distribuição, no município e na região, dos gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar, em especial os adquiridos por meio do PAA e do Pnae. Elas podem desenvolver estratégias de apoio à comercialização direta nos mercados locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento de projetos de inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas agroalimentares de base agroecológica e solidária.


O financiamento de cada unidade, no valor máximo de R$ 450 mil, prevê a elaboração de projetos de arquitetura e engenharia, execução de obras, aquisição de veículos, equipamentos, barracas para instalação de Feira Popular e material permanente de consumo. Os contratos assinados terão prazo de 24 meses para execução e os repasses serão feitos pela Caixa Econômica Federal.


Mais informações podem ser obtidas na página do MDS, no endereço cgsal@mds.gov.br ou pelos telefones (61) 3334-1122 e 2090.


Fonte: Portal da Cidadania

Milho verde estará mais caro este ano no RN

O consumidor deverá sentir no bolso, inclusive na capital, os impactos do mau momento para a agricultura potiguar na hora de comprar o tradicional milho verde para o período de festas juninas que se aproxima. Apesar de descartar a possibilidade de desabastecimento do alimento típico desta época do ano, o presidente da Ceasa, José Adécio, diz que o preço do milho deverá ter um aumento considerável este ano.
O presidente da Ceasa-RN explica que o milho vem de setores irrigados de dentro e fora do estado, mas é evidente que a seca que assola o interior potiguar será sentida na safra de maio à junho. Até ontem, a cotação da "mão" de milho (valor referente à compra conjunta de 50 espigas) estava cotada a R$ 20, representando R$ 0,40 por unidade. Contudo, este valor tem por base apenas estimativas do período no ano passado, já que ainda não há milho verde sendo vendido na Ceasa este ano. A partir do dia 30 de maio a instituição iniciará o processo preparação da área para comercialização.

Homem morre depois de participar de quadro do novo programa de Fátima Bernardes


Fátima Bernardes

Do UOL, em São Paulo:

Um homem que participava nesta quinta-feira (24) da gravação de um jogo de futebol para o novo programa de Fátima Bernardes morreu depois de sofrer um infarto fulminante. No quadro, o humorista Marcius Melhem voltava à escola em que havia estudado para reencontrar colegas e funcionários de sua época.
Depois do jogo, em que Melhem foi o juiz, o aposentado Humberto Maços Guimarães, que tinha 70 anos e era ex-funcionário do Colégio Pentágono, na Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, se sentiu mal e morreu na hora. Segundo a assessoria de imprensa da Globo, o incidente foi uma fatalidade e, apesar de ter sido socorrido, não houve tempo para que Guimarães pudesse ser salvo.
O enterro de Humberto ocorreu nesta sexta-feira (25) no cemitério Jardim da Saudade, no Rio de Janeiro, às 11h30.
O programa de Fátima Bernardes está em fase de produção e ainda não tem previsão de estreia. De acordo com a assessoria, ainda não se sabe se o quadro irá ao ar.

Fonte: UOL

Sertanejos tentam se salvar com atividades alternativas


Margareth Grilo - repórter especial




Nesses meses de estiagem, em áreas de grandes mananciais de água, a pesca tem sido o meio de sobrevivência do sertanejo. As águas da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, dentro do município de São Rafael, atraem pescadores vindos de longe, de cidades como Jucurutu e até mesmo Assu. Eles chegam cedo, por volta das 4h e navegam, até águas profundas, onde os peixes costumam 'se esconder' na estiagem, quando o volume dos reservatórios cai.

No Rio Grande do Norte, 13,1% da população maior de 18 anos é fumanteor e-mail



Fumar: Faz mal pra você, faz mal pro planeta”. Este alerta é o tema deste ano da campanha do Ministério da Saúde em parceria com Instituto Nacional de Câncer (INCA) para o combate ao tabagismo.
A próxima quinta-feira, 31 de maio, é lembrada como o Dia Mundial sem Tabaco. Para marcar a data a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou, na manhã desta sexta-feira (25), uma palestra para os servidores da instituição.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Lizabeth Guimarães, explicou que além dos danos à saúde, ao longo da cadeia de produção do tabaco há fatores que afetam o meio ambiente e toda a sociedade. “A cada 300 cigarros produzidos, 1 árvore é derrubada. Quem fuma 20 cigarros por dia derruba 2 árvores por mês”, informou.
No Rio Grande do Norte, 13,1% da população maior de 18 anos é fumante. A coordenadora do Núcleo de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis (DANT) da Sesap, Severina Oliveira, informou que cada município irá montar a sua estratégia para lembrar o Dia Mundial sem Tabaco, com panfletagens, palestras e caminhadas.
Jornal de Fato


Fonte: Noticiasrn