quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por unanimidade, STF valida cotas raciais

                             
                                 Luciana Marques

Carlos Ayres Britto: "Onde o preconceito dá as cartas se nega o pluralismo"
Ministro Ayres Britto
Carlos Ayres Britto: "Onde o preconceito dá as cartas se nega o pluralismo" (José Cruz/ABr)
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira que o sistema de cotas para negros adotado pela Universidade de Brasília (UnB) está de acordo com a Constituição. A decisão foi unânime. Os ministros entenderam que a chamada "política afirmativa" pode reduzir as desigualdades entre negros e brancos, principalmente em relação à educação e ao emprego. Com a decisão, todas as universidades públicas do país poderão adotar o sistema de cotas no processo de seleção de alunos. A implantação do modelo é opcional e ficará a critério das reitorias das instituições.

O presidente da corte, Carlos Ayres Britto, proferiu o décimo e último voto a favor das cotas. "Onde o preconceito dá as cartas se nega o pluralismo", disse Ayres Britto. "Quem não sofre preconceito de cor já é beneficiário, já leva uma enorme vantagem comparartiva e já se posiciona na escala social em situação vantajosa", completou.
Também votaram a favor das cotas Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Cezar Peluso, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Rosa Weber, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski. Os ministros se basearam no artigo terceiro da Constituição, que estabelece como um dos objetivos fundamentais da República a promoção do "bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação"
Apenas o ministro José Antonio Dias Toffoli não votou – ele se declarou impedido por ter atuado no caso quando era advogado-geral da União. A ação, proposta pelo Democratas em 2009, questiona o preenchimento de 20% das vagas da Universidade de Brasília (UnB) pelo critério racial. Para concorrer às vagas, os candidatos devem se declarar negros, cabendo a uma banca universitária julgar se esta é ou não a condição deles.
Confusão - O julgamento sobre as cotas, que teve início na quarta-feira, foi interrompido nesta tade por causa da reação da plateia – fato raríssimo na Suprema Corte. Logo no início da sessão, durante a leitura do voto do ministro Luiz Fux, o índio guarani Araju Sepeti, que acompanhava a sessão, começou a protestar, interrompendo o magistrado pelo menos três vezes. Ayres Britto bem que tentou intervir: pediu para que o manifestante se acalmasse e não atrapalhasse mais o julgamento. “Se prosseguir, vou mandar o senhor ser retirado”, disse o presidente.
A estratégia não deu certo. Ayres Britto precisou suspender a sessão, que só foi retomada depois que o índio foi carregado por seguranças para fora do plenário. Ele saiu gritando e pedindo socorro. “Racistas! Vocês não respeitam a Constituição”, disse aos seguranças. Ele protestou porque os ministros não citaram a possibilidade de cotas para índios durante o julgamento.

Conheça os votos dos ministros:

Celso de Mello: cotas são instrumentos compensatórios
Marco Aurélio: "É preciso fomentar o acesso à educação"
Gilmar Mendes: "É difícil justificar ideia do tribunal racial"
Cezar Peluso: “É preciso desfazer a injustiça histórica de que os negros são vítimas no Brasil”
Jaoquim Barbosa: discriminação produz efeitos perversos
Ricardo Lewandowski: Critérios ditos objetivos de seleção empregados em sociedades marcadas por desigualdades acirram distorções
Fux: cicatrizes da escravidão devem ser revertidas com políticas públicas
Rosa Weber: “Pobreza tem cor: negra, mestiça, amarela”
Cármen Lúcia: Cotas raciais são apenas uma etapa

Fonte: Veja.com

Municípios serão beneficiados com protocolo de intenções entre Governo e BB e Cerro Corá novamente fora

 

Assinado na manhã desta quinta-feira (26), no auditório da Governadoria o protocolo de intenções entre o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social – Sethas, e o Banco do Brasil para a construção de 8.653 casas populares e 4.719 cisternas no Estado do Rio Grande do Norte.

Pelo programa nacional de cisternas serão construídos 4.719 reservatórios em 12 municípios do Rio Grande do Norte – Apodi, Ceará-Mirim, Jardim do Seridó, Serra de São Bento, Felipe Guerra, João Câmara, Sítio Novo, Governador Dix-Sept Rosado, Macaíba, Upanema, Boa Saúde (Januário Cicco) e Parelhas. Neste programa, os investimentos são de R$ 9,5 milhões.

Durante a solenidade, a governadora Rosalba Ciarlini falou sobre a reunião que teve, recentemente, com a presidenta Dilma Rousseff e com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, a quem solicitou recursos para viabilizar obras e ajudar os 139 municípios estaduais que decretaram situação de emergência. "Entendo perfeitamente a angústia dos Prefeitos e, por isso, solicitei recursos para 10 meses de estiagem", disse a Governadora, afirmando, que "as cisternas (que serão construídas em parceria com o Banco do Brasil) vão ser feitas, mas terão que ser entregues com água, cheias".

Já pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do qual o Banco do Brasil passa, agora, a fazer parte, serão construídas unidades habitacionais em 14 municípios do Rio Grande do Norte - Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Assu, São José de Mipibu, Santa Cruz, Extremoz, Nísia Floresta, Monte Alegre e Vera Cruz. A seleção dos municípios foi feita pelo Ministério das Cidades, considerando a faixa populacional (entre 20 mil e 50 mil habitantes). No Estado, o programa habitacional deverá ser executado até o final de 2014. Os investimentos para o programa habitacional no Rio Grande do Norte são da ordem de R$ 413 milhões, segundo o gerente de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Emanoel Andrade.

"Com estas ações, o Banco do Brasil, que é um parceiro importante do Governo do Estado, integra-se ao Programa RN Mais Justo, lançado há pouco mais de um mês pela governadora Rosalba Ciarlini e que já tem ações concretas para mostrar", ressaltou o secretário da Sethas, Luiz Eduardo Carneiro Costa, que pela manhã reuniu-se com técnicos do Banco para finalizar os termos da solenidade.
Do Blog.
Mais uma vez Cerro Corá fora dos planos do governo Rosalba.Com informações da Assessoria/DJ Aildo

O empresario Cerrocoraense José Medeiros, o Zeca , fica como vice-presidente da associação Seridoense de Confecções


O empresário Acariense Leonardo Ferreira de Azevedo foi reconduzido à presidência da Associação Seridoense de Confecções.

A eleição aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Acari nesta quinta-feira(26), e contou com a presença de sócios da associação.

Além de Leonardo foram eleitos José Medeiros (vice-presidente), Daniel Lúcio Medeiros de Azevedo (tesoureiro) e Janúncio Nóbrega (secretário).


Nestes dois últimos anos, a diretoria buscou, juntamente aos seus associados, um desenvolvimento no setor têxtil na região do Seridó para todos os faccionistas, sendo associados ou não.


Diante de tantos incentivos como cursos de melhoria de qualidade de produção e sustentabilidade para todos os empregos gerados pelos integrantes da associação, o atual presidente Leonardo Ferreira se candidatou novamente ao cargo. O trabalho realizado pela diretoria eleita, vem ganhando visibilidade a nível de estado, onde busca melhorias até mesmo para sua principal fornecedora Cia. Hering.

Fonte: Marcos Dantas/DJ Aildo
Do Blog: Parabens ao amigo Zeca. Muito sucesso, prosperidade e saúde

AS QUATRO ESTAÇÕES DE NOSSO PRESIDENTE LULA

 

CHIQUINHO, VICE-PRESIDENTE DA FETARN, E PÓLO SINDICAL DO MATO GRANDE DISCUTE HABITAÇÃO RURAL

 



 
O Pólo Sindical do Mato Grande e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte - FETARN, estiveram reunidos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de João Câmara com o objetivo de discuti as novas regras do Programa Nacional de Habitação Rural - PNHR.

A Reunião contou com a presença de vários Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Região, do Secretário de política Agrícola da FETARN Francisco José e de Drª. Valéria Espinola da Coordenação de Assistência Técnica da Gerencia de Filial de Desenvolvimento Urbano e Rural - GIRDUR da Caixa Econômica Federal.




Segundo o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jandaíra Jocelino Dantas o município já esta com demanda represada desde de 2010 e agora espera contar com o novo formato do programa e botar pra rodar e logo em 2012 de acordo com o que ta colocado ver se dar pra começar a construir as primeira Unidades Habitacionais. "Estamos capacitando tanto no âmbito do Sindicato como no âmbito da FETARN técnicos que irão nesse primeiro momento dar uma organizada na documentação necessária e depois parti para os Projetos Técnicos Social e de Construções. Outro fator que acreditamos que será muito importante, será o fortalecimento das parcerias com outras instituições a exemplo da EMATER, a Prefeitura local e ONGs parceiras que poderão a nos ajudar a colocar de fato pra funcionar", afirma Jocelino Dantas.





Trabalhadores Rurais Lotam Auditório do STTR de Poço Branco e Aprovam Prorrogação de Mandato da Atual Diretoria


Dezenas de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Poço Branco lotaram o auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais para discutirem a Prorrogação do Mandato da atual Diretoria ou escolha de uma junta governativa para dirigir o Sindicato. Na oportunidade foi defendida as duas propostas e passou com apenas um voto contra a propostas de prorrogação do mandato da atual Diretoria por um praso de seis meses.

O processo eleitoral do Sindicato está sobre judce e a principal argumentação da atual diretoria é que esse prazo de seis meses possa ser suficiente para que a justiça decida o que haverá de ser feito sobre o processo eleitoral para escolha da nova diretoria, conselho fiscal e comissões do Sindicato. Na oportunidade alem de dezenas de trabalhadores e trabalhadoras rurais estiveram presentes o assessor jurídico do Sindicato Dr. Eliedson Willian da Silva, José Edson de Oliveira (DEDEZINHO) representando a FETARN (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte).

Ainda estiveram presentes na Assembléia os Presidentes dos Sindicatos de Jandaíra (Jocelino Dantas), João Câmara (Francisco Matias - RENDA), de Parazinho (Terezinha), de São Miguel do Gostoso (Iranildo), entre outros dirigentes sindicais da região do Mato Grande a exemplo de Esperidião de São Bento do Norte e o companheiro Adilson do Município de Pureza. A Assembléia foi conduzida pelo Presidente do STTR de Poço Branco João Barreto.


COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM POÇO BRANCO/RN

No dia 27 de março de 2012 foi comemorado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco o dia internacional da mulher , foi feito um café da manhã para todas as mulheres rurais . Houve sorteios de vários brindes, apresentações culturais feita por: Francisca e Nazaré, ambas moradora no Quilombo de Acauã.
Na ocasião esteve presente o Advogado do Sindicato Dr. Eliedson, Manoel Cândido( tesoureiro da FETARN), Flávia ( Assessora da secretária de politicas para as mulheres da FETARN), Nilse Cavalcante (vice- prefeita do município). Mauricio Menezes ( Prefeito do município), Francisco Ferreira ( contador desta Entidade) a secretária do sindicato dos Trabalhadores Rurais e membros da comissão de mulheres da FETARN que fez a abertura falando um pouco da trajetória, luta e conquistas das mulheres trabalhadoras rurais.





Cerro Corá volta a ficar de fora das cisternas do governo do estado


O Governo do Estado assina protocolo de intenções com o Banco do Brasil nesta quinta-feira (26) para a construção de casas populares e de cisternas no Rio Grande do Norte. Pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do qual o Banco do Brasil passa, agora, a fazer parte, serão construídas 8.653 unidades habitacionais em 14 municípios do Rio Grande do Norte.

A seleção dos municípios, segundo o gerente de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Emanoel Andrade, foi feita pelo Ministério das Cidades, considerando a faixa populacional (entre 20 e 50 mil habitantes). Serão contemplados, nesta fase, os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Assu, São José de Mipibu, Santa Cruz, Extremoz, Nísia Floresta, Monte Alegre e Vera Cruz. No Estado, o programa habitacional deverá ser executado até o final de 2014. Pelo programa nacional de cisternas serão construídos 4.719 reservatórios em 12 municípios do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do Vereador Binha http://blogdovereadorbinha.blogspot.com.br/

Próxima sexta-feira(27) Ronaldo Vilar será agraciado pelo instituto Tiradentes como melhor vereador e presidente da Câmara de Cerro Corá/RN



O vereador Ronaldo Vilar(PSDB), que mais um ano foi eleito pelo Instituto Tiradentes através de pesquisa (enquete) de opinião publica, o vereador com melhor avaliação no município de Cerro Corá/RN. E com base nesta enquete, realizada via internet, por meio de participação espontânea da população, o Instituto Tiradentes irá lhe conceder a “Medalha Tancredo Neves – Colar de Ouro”. A “Medalha Presidente Tancredo Neves” é conferida apenas a políticos com aprovação mencionada enquete, mediante criteriosa seleção, que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados a comunidade. Ronaldo Vilar também receberá a Medalha Tancredo Neves – Mérito Presidencial, essa medalha é conferida aos presidentes de Câmara, em dia com o Tribunal de Contas, demonstrando respeito e transparência com o dinheiro público. A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do 50º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no Auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco.
De Cerro Corá esse ano também foram selecionados para a “Medalha Presidente Tancredo Neves” a vereadora Maria das Graças Medeiros(PMN) e o vereador Evilásio Bezerra(PPS), mais ambos não confirmaram presença no evento
DJ Aildo.

Rádio Comunitária de Cerro Corá a Liberdade 104,9 FM de antena nova

Rádio Comunitária Liberdade FM da cidade de Cerro Corá já está com sua nova antena, a expectativa da direção da emissora é que com o novo empreendimento a emissora possa ir muito mais além, e proporcionar aos seus radio ouvintes uma melhor qualidade na transmissão de sua programação, a direção ainda promete novos investimentos futurísticos para a emissora, que há anos vem prestando seus serviços a população.
 
Fonte: DJ Aildo.

Retroativo do piso do magisterio de Cerro Corá está previsto ser pago apenas um mês em abril.

 

A VOZ DA EDUCAÇÃO DE CERRO CORÁ RASGADA E JOGADA NO LIXO.......PRAÇA TOMAZ PEREIRA (foto emb/2011)
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO RETIRADA E JOGADA NO CHÃO.....PRAÇA Mª LUZIA GUIMARÃES (foto emb/2011)
FAIXAS DO PROFESSORES CORTADAS E PISADAS PELA INGNORÂNCIA DE QUEM DESPRESA A NOSSA EDUCAÇÃO..... PRAÇA TOMAZ PEREIRA...(foto emb 2011)
...PEDAÇOS DAS FAIXAS ESFAQUIADAS...EXPOSTAS NOS BIRÔS DA CÂMARA MUNICIPAL, PELOS PROFESSORES DE CERRO CORÁ.....UMA FORMA DE REPÚDIO AO PREFEITO NOVINHO...(foto emb/2011)
PROFESSORAS REVOLTADAS COM AS ATITUDES DE COVARDIA DOS VÂNDALOS DO PODER.....(foto emb/2011)
PROFESSORES DAVAM DEPOIMENTOS DE INDIGNAÇÃO, PELA FALTA DE RECONHECIMENTO AO SEUS DIREITOS.....(foto emb/2011)
PAIS DE ALUNOS CHORARAM NA CÂMARA MUNICIPAL PEDINDO A ATENÇÃO E O RESPEITO AO PREFEITO PELOS SEUS FILHOS E ALUNOS.....(foto emb/2011)

NOTA: TODOS ESSES ACONTECIMENTOS REGISTRADOS NESSAS FOTOS, ACONTECERAM NO ANO PASSADO.....NESSA GESTÃO VERGONHOSA, QUE NÃO VALORIZA A EDUCAÇÃO....!!!!!

.....VEREADOR EVILÁSIO BEZERRA/PPS

Neste sábado dia 28 de abril de 2012, SINTE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação núcleo de Cerro Corá estará realizando mais uma assembleia com a categoria a partir das 08:00 horas na escola municipal Sebastiana Alves Nôga.

Mais a categoria continua revoltada com a atual administração, os professores tiveram seus reajustes, eles tiveram seu piso salarial equiparado ao nacional, mais reclamam de outros compromissos em atraso, sem contar perdas salariais, isso deverá gerar muita conversa no futuro.

Para aumentar ainda mais a frustração, a direção do Sinte que ficou de sentar-se com o executivo não foi convidada ainda, eles foram informados por telefone por um secretario que o retroativo do piso que está atrasado seria pago apenas o mês de janeiro, agora em abril, isso sem haver nenhuma negociação com a categoria, para a direção, isso é uma desavença a categoria, disse.
 
Fontes:
DJ Aildo
Blogdo Vereador Evilásio

NA SERRA DE SANTANA O VEREADOR EVILÁSIO BEZERRA (PPS), COBROU DA COORDENAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CERRO CORÁ MAIS AÇÃO.....!!!!!

DIRETOR DA E.M. MANOEL BELMINO, MARCELINO NETO FAZ COBRANÇAS AOS PODERES PARA A DESPOLUIÇÃO DE AÇUDE
Na Sessão intinerante da Câmara Municipal que aconteceu no último dia 20 (sexta feira), na Serra de Santana , o nobre vereador Evilásio Bezerra (PPS), não apenas elogiou o trabalho do diretor da Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos, Sr. Marcelino Neto pela execução do seu Projeto de preservação para o Açude Enéas do Assentamento de Reforma Agrária Santa Clara II, mas também como verdadeiro e fiscal legítimo do POVO, cobrou do Prefeito e de sua bancada de vereadores pelos serviços da Coordenação de Meio Ambiente de Cerro Corá que na sua visão deixa muito a desejar, parecendo que só existe apenas no papel, pois as ações desta coordenação praticamente ninguém conhece, sendo preciso outras entidades tomar providências (nessas situações). Segundo o vereador a Coordenação de Meio Ambiente do Município tem que se espelhar no grande exemplo do Diretor exemplar Sr. Marcelino Neto e agir também na PRÁTICA, pois não temos problemas de poluição apenas no Açude Enéas, não!!!!! temos outros locais e fatores muito agravantes aqui em Cerro Corá, o próprio Açude Eloi de Sousa, o Lixão Criminoso lá da Ipueiras...etc.
Fonte: Blog Evilásio Bezerra

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Deputados que devem está no palanque da oposição em Cerro Corá apoiando Ana Maria e Ronaldo VIlar:



Com a chapa fechada contendo os nomes de Ana Maria (PR) e Ronaldo Vilar (PSDB) pré-candidatos a prefeito e vice o sistema oposicionista de Cerro Corá deverá ter em seu palanque na eleição deste ano os seguintes deputados estaduais e federais: Pelo PR os deputados João Maia e George Soares, pelo PSDB o deputado federal Rogério Marinho, pelo sistema do tradicional “grupão” que tem as lideranças de Othon Militão, o ex-vereador Tico de Paulo e do vereador Evilásio Bezerra, estará o deputado Tomba, já pelos lados do PTB que tem os líderes Erinho e o ex-vereador Anchieta deveram contar com o deputado estadual Ezequiel, o vereador Binha deverá trazer para o palanque oposicionista as deputadas Márcia Maia e o PT trará Fátima Bezerra, que tem liderança do Partido neste município nas pessoas de Raimundo Costas e o empresário Zeca.


O PT também deverá atrair lideranças em nível de estado para reforçar o palanque do sistema.
DIKSON COM SEU FILHO DEPUTADO ESTADUAL DIBSON NASSER (PSDB)

Portanto essas lideranças devem dar seus apoios à oposição em Cerro Corá na eleição municipal 2012, pelo menos é o que é esperado.

domingo, 22 de abril de 2012

Termina a montagem da Torre da Rádio Liberdade FM em Cerro Corá/RN

Durou 4 dias a empreitada de montagem da torre da Rádio Liberdade FM, na cidade de Cerro Corá/RN, entre 21 e 24/04. As atividades desenvolvidas por peritos em torres de transmissão se estedeu durante este período, quando foi montada e nivelada a torre, mediante ajuste milimétricos para deixar em precisão o alinhamento das ferragens que compõe o equipamento, como também a colocação de cabos de transmissão, de sinalização e de descarga de raios naturais.
Uma equipe de 8 pessoas esteve envolvida nestas atividades, cada um realizando um trabalho espefíco na montagem da torre, que, ao contrário do que se imagina, requer uma enorme perícia e um intricado somatário de atribuições de são compartilhadas entre os executores da obra.
Relatou um comunicador da Emissora que estão recebendo diversas ligações de muitas comunidades do município afirmando que destes locais já estão enxergando a torre e que torcem para que o sinal da rádio seja irradiado com melhor qualidade e que possa atingir os locais hoje descobertos pela transmissão, a exemplo de boa parte do sertão e da Serra de Santana, ambos deste Município seridoense.
Confira alguns instataneos das atividade de montagem:





sábado, 21 de abril de 2012

Torre da Antena da Rádio Liberdade FM em Cerro Corá está sendo montada.

     Na manhã deste sábado, 21/04, começou a montagem da torre que irá comportar a antena da Rádio Comunitária Liberdade FM, na Cidade de Cerro Corá/RN. São 10 estágios de 3 metros, cada, que totalizam os exatos 30 metros de torre, a partir do chão, para comportar uma antena de Rádio Comunitária, que irradia as ondas de rádio que chegam ao receptor de sua casa.
     O trabalho está sendo executado por 2 técnicos especialistas, da cidade de Acari/RN, que estimam para este domingo a conclusão dos trabalhos. A torre é moderna, com material de ultima geração, com base sólida, parafusos de aço inoxidável, cabos de aço (chamados estaios) que ajudam na estabilidade da torre, além de para-raio que evita curtos de raios de energia e luz de sinalização. Será uma das torres mais altas de cidade e poderá ser vista de diversos locais da região. É um trabalho lento, delicado e que requer muita perícia.
      A Direção da Rádio Liberdade FM informa que o próximo passo será a substituição do transmissor por um mais moderno, homologado pela ANATEL, bem como serão trocado todo o cabeamento e os aparelhos eletrônicos que compõem o sistema de comunicação.
       Veja algumas fotos do atual estágio de montagem: