quinta-feira, 26 de abril de 2012

COMEMORAÇÃO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER EM POÇO BRANCO/RN

No dia 27 de março de 2012 foi comemorado no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Poço Branco o dia internacional da mulher , foi feito um café da manhã para todas as mulheres rurais . Houve sorteios de vários brindes, apresentações culturais feita por: Francisca e Nazaré, ambas moradora no Quilombo de Acauã.
Na ocasião esteve presente o Advogado do Sindicato Dr. Eliedson, Manoel Cândido( tesoureiro da FETARN), Flávia ( Assessora da secretária de politicas para as mulheres da FETARN), Nilse Cavalcante (vice- prefeita do município). Mauricio Menezes ( Prefeito do município), Francisco Ferreira ( contador desta Entidade) a secretária do sindicato dos Trabalhadores Rurais e membros da comissão de mulheres da FETARN que fez a abertura falando um pouco da trajetória, luta e conquistas das mulheres trabalhadoras rurais.





Cerro Corá volta a ficar de fora das cisternas do governo do estado


O Governo do Estado assina protocolo de intenções com o Banco do Brasil nesta quinta-feira (26) para a construção de casas populares e de cisternas no Rio Grande do Norte. Pelo Programa Minha Casa Minha Vida, do qual o Banco do Brasil passa, agora, a fazer parte, serão construídas 8.653 unidades habitacionais em 14 municípios do Rio Grande do Norte.

A seleção dos municípios, segundo o gerente de Crédito Imobiliário do Banco do Brasil, Emanoel Andrade, foi feita pelo Ministério das Cidades, considerando a faixa populacional (entre 20 e 50 mil habitantes). Serão contemplados, nesta fase, os municípios de Natal, Mossoró, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Ceará-Mirim, Caicó, Assu, São José de Mipibu, Santa Cruz, Extremoz, Nísia Floresta, Monte Alegre e Vera Cruz. No Estado, o programa habitacional deverá ser executado até o final de 2014. Pelo programa nacional de cisternas serão construídos 4.719 reservatórios em 12 municípios do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog do Vereador Binha http://blogdovereadorbinha.blogspot.com.br/

Próxima sexta-feira(27) Ronaldo Vilar será agraciado pelo instituto Tiradentes como melhor vereador e presidente da Câmara de Cerro Corá/RN



O vereador Ronaldo Vilar(PSDB), que mais um ano foi eleito pelo Instituto Tiradentes através de pesquisa (enquete) de opinião publica, o vereador com melhor avaliação no município de Cerro Corá/RN. E com base nesta enquete, realizada via internet, por meio de participação espontânea da população, o Instituto Tiradentes irá lhe conceder a “Medalha Tancredo Neves – Colar de Ouro”. A “Medalha Presidente Tancredo Neves” é conferida apenas a políticos com aprovação mencionada enquete, mediante criteriosa seleção, que possuam ilibada reputação ético-moral e significativos trabalhos prestados a comunidade. Ronaldo Vilar também receberá a Medalha Tancredo Neves – Mérito Presidencial, essa medalha é conferida aos presidentes de Câmara, em dia com o Tribunal de Contas, demonstrando respeito e transparência com o dinheiro público. A entrega da comenda será feita em sessão solene ao final do 50º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Secretários e Assessores Municipais, a realizar-se nos dias 27 e 28 de abril de 2012, no Auditório Brum do Centro de Convenções de Pernambuco.
De Cerro Corá esse ano também foram selecionados para a “Medalha Presidente Tancredo Neves” a vereadora Maria das Graças Medeiros(PMN) e o vereador Evilásio Bezerra(PPS), mais ambos não confirmaram presença no evento
DJ Aildo.

Rádio Comunitária de Cerro Corá a Liberdade 104,9 FM de antena nova

Rádio Comunitária Liberdade FM da cidade de Cerro Corá já está com sua nova antena, a expectativa da direção da emissora é que com o novo empreendimento a emissora possa ir muito mais além, e proporcionar aos seus radio ouvintes uma melhor qualidade na transmissão de sua programação, a direção ainda promete novos investimentos futurísticos para a emissora, que há anos vem prestando seus serviços a população.
 
Fonte: DJ Aildo.

Retroativo do piso do magisterio de Cerro Corá está previsto ser pago apenas um mês em abril.

 

A VOZ DA EDUCAÇÃO DE CERRO CORÁ RASGADA E JOGADA NO LIXO.......PRAÇA TOMAZ PEREIRA (foto emb/2011)
A EXPRESSÃO DA EDUCAÇÃO RETIRADA E JOGADA NO CHÃO.....PRAÇA Mª LUZIA GUIMARÃES (foto emb/2011)
FAIXAS DO PROFESSORES CORTADAS E PISADAS PELA INGNORÂNCIA DE QUEM DESPRESA A NOSSA EDUCAÇÃO..... PRAÇA TOMAZ PEREIRA...(foto emb 2011)
...PEDAÇOS DAS FAIXAS ESFAQUIADAS...EXPOSTAS NOS BIRÔS DA CÂMARA MUNICIPAL, PELOS PROFESSORES DE CERRO CORÁ.....UMA FORMA DE REPÚDIO AO PREFEITO NOVINHO...(foto emb/2011)
PROFESSORAS REVOLTADAS COM AS ATITUDES DE COVARDIA DOS VÂNDALOS DO PODER.....(foto emb/2011)
PROFESSORES DAVAM DEPOIMENTOS DE INDIGNAÇÃO, PELA FALTA DE RECONHECIMENTO AO SEUS DIREITOS.....(foto emb/2011)
PAIS DE ALUNOS CHORARAM NA CÂMARA MUNICIPAL PEDINDO A ATENÇÃO E O RESPEITO AO PREFEITO PELOS SEUS FILHOS E ALUNOS.....(foto emb/2011)

NOTA: TODOS ESSES ACONTECIMENTOS REGISTRADOS NESSAS FOTOS, ACONTECERAM NO ANO PASSADO.....NESSA GESTÃO VERGONHOSA, QUE NÃO VALORIZA A EDUCAÇÃO....!!!!!

.....VEREADOR EVILÁSIO BEZERRA/PPS

Neste sábado dia 28 de abril de 2012, SINTE - Sindicato dos Trabalhadores em Educação núcleo de Cerro Corá estará realizando mais uma assembleia com a categoria a partir das 08:00 horas na escola municipal Sebastiana Alves Nôga.

Mais a categoria continua revoltada com a atual administração, os professores tiveram seus reajustes, eles tiveram seu piso salarial equiparado ao nacional, mais reclamam de outros compromissos em atraso, sem contar perdas salariais, isso deverá gerar muita conversa no futuro.

Para aumentar ainda mais a frustração, a direção do Sinte que ficou de sentar-se com o executivo não foi convidada ainda, eles foram informados por telefone por um secretario que o retroativo do piso que está atrasado seria pago apenas o mês de janeiro, agora em abril, isso sem haver nenhuma negociação com a categoria, para a direção, isso é uma desavença a categoria, disse.
 
Fontes:
DJ Aildo
Blogdo Vereador Evilásio

NA SERRA DE SANTANA O VEREADOR EVILÁSIO BEZERRA (PPS), COBROU DA COORDENAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CERRO CORÁ MAIS AÇÃO.....!!!!!

DIRETOR DA E.M. MANOEL BELMINO, MARCELINO NETO FAZ COBRANÇAS AOS PODERES PARA A DESPOLUIÇÃO DE AÇUDE
Na Sessão intinerante da Câmara Municipal que aconteceu no último dia 20 (sexta feira), na Serra de Santana , o nobre vereador Evilásio Bezerra (PPS), não apenas elogiou o trabalho do diretor da Escola Municipal Manoel Belmino dos Santos, Sr. Marcelino Neto pela execução do seu Projeto de preservação para o Açude Enéas do Assentamento de Reforma Agrária Santa Clara II, mas também como verdadeiro e fiscal legítimo do POVO, cobrou do Prefeito e de sua bancada de vereadores pelos serviços da Coordenação de Meio Ambiente de Cerro Corá que na sua visão deixa muito a desejar, parecendo que só existe apenas no papel, pois as ações desta coordenação praticamente ninguém conhece, sendo preciso outras entidades tomar providências (nessas situações). Segundo o vereador a Coordenação de Meio Ambiente do Município tem que se espelhar no grande exemplo do Diretor exemplar Sr. Marcelino Neto e agir também na PRÁTICA, pois não temos problemas de poluição apenas no Açude Enéas, não!!!!! temos outros locais e fatores muito agravantes aqui em Cerro Corá, o próprio Açude Eloi de Sousa, o Lixão Criminoso lá da Ipueiras...etc.
Fonte: Blog Evilásio Bezerra

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Deputados que devem está no palanque da oposição em Cerro Corá apoiando Ana Maria e Ronaldo VIlar:



Com a chapa fechada contendo os nomes de Ana Maria (PR) e Ronaldo Vilar (PSDB) pré-candidatos a prefeito e vice o sistema oposicionista de Cerro Corá deverá ter em seu palanque na eleição deste ano os seguintes deputados estaduais e federais: Pelo PR os deputados João Maia e George Soares, pelo PSDB o deputado federal Rogério Marinho, pelo sistema do tradicional “grupão” que tem as lideranças de Othon Militão, o ex-vereador Tico de Paulo e do vereador Evilásio Bezerra, estará o deputado Tomba, já pelos lados do PTB que tem os líderes Erinho e o ex-vereador Anchieta deveram contar com o deputado estadual Ezequiel, o vereador Binha deverá trazer para o palanque oposicionista as deputadas Márcia Maia e o PT trará Fátima Bezerra, que tem liderança do Partido neste município nas pessoas de Raimundo Costas e o empresário Zeca.


O PT também deverá atrair lideranças em nível de estado para reforçar o palanque do sistema.
DIKSON COM SEU FILHO DEPUTADO ESTADUAL DIBSON NASSER (PSDB)

Portanto essas lideranças devem dar seus apoios à oposição em Cerro Corá na eleição municipal 2012, pelo menos é o que é esperado.

domingo, 22 de abril de 2012

Termina a montagem da Torre da Rádio Liberdade FM em Cerro Corá/RN

Durou 4 dias a empreitada de montagem da torre da Rádio Liberdade FM, na cidade de Cerro Corá/RN, entre 21 e 24/04. As atividades desenvolvidas por peritos em torres de transmissão se estedeu durante este período, quando foi montada e nivelada a torre, mediante ajuste milimétricos para deixar em precisão o alinhamento das ferragens que compõe o equipamento, como também a colocação de cabos de transmissão, de sinalização e de descarga de raios naturais.
Uma equipe de 8 pessoas esteve envolvida nestas atividades, cada um realizando um trabalho espefíco na montagem da torre, que, ao contrário do que se imagina, requer uma enorme perícia e um intricado somatário de atribuições de são compartilhadas entre os executores da obra.
Relatou um comunicador da Emissora que estão recebendo diversas ligações de muitas comunidades do município afirmando que destes locais já estão enxergando a torre e que torcem para que o sinal da rádio seja irradiado com melhor qualidade e que possa atingir os locais hoje descobertos pela transmissão, a exemplo de boa parte do sertão e da Serra de Santana, ambos deste Município seridoense.
Confira alguns instataneos das atividade de montagem:





sábado, 21 de abril de 2012

Torre da Antena da Rádio Liberdade FM em Cerro Corá está sendo montada.

     Na manhã deste sábado, 21/04, começou a montagem da torre que irá comportar a antena da Rádio Comunitária Liberdade FM, na Cidade de Cerro Corá/RN. São 10 estágios de 3 metros, cada, que totalizam os exatos 30 metros de torre, a partir do chão, para comportar uma antena de Rádio Comunitária, que irradia as ondas de rádio que chegam ao receptor de sua casa.
     O trabalho está sendo executado por 2 técnicos especialistas, da cidade de Acari/RN, que estimam para este domingo a conclusão dos trabalhos. A torre é moderna, com material de ultima geração, com base sólida, parafusos de aço inoxidável, cabos de aço (chamados estaios) que ajudam na estabilidade da torre, além de para-raio que evita curtos de raios de energia e luz de sinalização. Será uma das torres mais altas de cidade e poderá ser vista de diversos locais da região. É um trabalho lento, delicado e que requer muita perícia.
      A Direção da Rádio Liberdade FM informa que o próximo passo será a substituição do transmissor por um mais moderno, homologado pela ANATEL, bem como serão trocado todo o cabeamento e os aparelhos eletrônicos que compõem o sistema de comunicação.
       Veja algumas fotos do atual estágio de montagem:





quarta-feira, 18 de abril de 2012

Chiquinho, junto com a FETARN, tem audiencia com Governo do Estado em relação as estiagens

A DIRETORIA DA FETARN ENTREGOU, NO DIA 17/04/2012, DOCUMENTO CONTENDO PROPOSTA AO GOVERNO DO ESTADO A RESPEITO DAS AÇÕES EMERGENCIAIS PARA O ENFRENTAMENTO E CONVIVÊNCIA COM OS EFEITOS DA SECA NO RIO GRANDE DO NORTE, RELATOU O SR. FRANCISCO JOSÉ DA SILVA, VICE-PRESIDENTE DA FETARN.

O texto do documento é o seguinte:

 

 

PROPOSTA


AÇÕES EMERGENCIAIS PARA O ENFRENTAMENTO DOS EFEITOS DA SECA NO RIO GRANDE DO NORTE

APRESENTAÇÃO

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Rio Grande do Norte – FETARN e os 163 (cento e sessenta e três) Sindicatos filiados apresentam ao Governo do RN, a pauta de proposições emergenciais para amenizar os efeitos da estiagem registrada na região. Bem como, propõe ações estruturantes com o objetivo de construir e consolidar estratégias de convivência com o semi-árido.

Como se percebe, a escassez das chuvas configura um quadro de seca, em que assola o povo norteriograndense, principalmente do meio rural. É preocupante e requer medidas urgentes e enérgicas, pois a baixa precipitação registrada não foi suficiente sequer para garantir a forragem para alimentação dos animais, deixando os pequenos açudes e barragens com capacidade hídrica insuficiente. O que se verifica na maioria dos municípios do estado, é a perda total das lavouras de sequeiro: milho, feijão, sorgo, mandioca, fava e dentre outras; e a perda dos animais em decorrência da falta de água e suporte forrageiro. Os danos já afetam uma população de 1,6 milhões de potiguares, até o momento, o Governo do Estado já decretou “Estado de Emergência” em 139 municípios, sendo que 71 destes já estão sendo abastecidos de forma precária através de carros pipa.

Estamos diante de um fenômeno natural que se caracteriza pela irregularidade pluviométrica no período chuvoso - semiárido brasileiro, que merece atenção por parte dos órgãos públicos no que consiste na adoção de medidas e planos que garantam as condições sustentáveis e capazes de convivência com o semi-árido, o que não se percebe na ação governamental ao longo dos anos.

A expectativa da FETARN, é que se efetive a abordagem da referida situação, a fim de encontrar alternativas que assegurem aos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, condições dignas de permanência da vida no campo.


Nesta perspectiva, apresentamos as medidas e ações a serem adotadas pelo Estado do RN:


I – PROGRAMA GARANTIA SAFRA

a)     Que o Governo do Estado faça gestão junto ao Governo Federal, no sentido da antecipação da liberação do Programa Garantia Safra 2011/2012 para o mês de junho/2012 para aqueles municípios em que foi comprovada a perda da safra.


b)     Que o Governo do Estado agilize a proposta de reformulação/ampliação do programa, principalmente com a continuidade das atividades do Grupo de Trabalho já constituído em nível nacional, considerando as contribuições das oficinas realizadas nos Estados.


c)      Que o Governo do Estado, crie um “Seguro Complementar” no sentido de garantir a inserção dos Agricultores e Agricultoras Familiares não beneficiários do Garantia Safra.


II – Crédito Emergencial e Negociação de Dívidas

a)  Criação de uma linha de crédito de custeio e investimento emergencial agropecuário junto a AGN – Agência de Fomento do Estado, ou outro órgão:


i)       Valor de R$ 10.000,00;


ii)     Taxa de juros de 0,5%;


iii)    Carência de 03 anos;


iv)   Prazo de 07 anos para pagamento;


v)     Bônus de adimplência de 50% sobre o valor das parcelas pagas até a data do respectivo vencimento;


b)  Que o Governo do Estado, faça gestão junto ao Governo Federal (Banco Central), no sentido de editar medidas urgentes para suspensão dos pagamentos das parcelas referente às dívidas dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que vêm acumulando-se em função dos problemas climáticos.


c)  Que o Governo do Estado, busque agilizar junto ao Governo Federal a prorrogação das parcelas referentes aos beneficiários do PNCF – Programa Nacional do Crédito Fundiário.


1.       Que o Governo do Estado, garanta a ampliação do horário de irrigação com a utilização da tarifa especial para irrigação até às 11:00h.


2.       Que o Governo, distribua de forma gratuita para todos os agricultores e agricultoras o medidor de dupla tarifa como forma de incentivo à utilização da Tarifa de Desconto Especial para Irrigação e Aquicultura.  


3.       Distribuição de fôrmas, equipamentos e máquinas ensiladeiras para construção de silos anel e trincheira para armazenagem de fenação e silagem, tecnologias sociais ao alcance imediato dos (as) agricultores familiares norteriograndenses.

4.       Que o Governo do Estado, Governo Federal em conjunto com o MSTTR busquem junto a CONAB a disponibilização, através da Defesa Civil, de cestas básicas para as famílias em situação de emergência/calamidade pública atingidas pela estiagem no Estado. Ressaltado a necessidade do controle social nos municípios.


5.     Que o Governo do Estado intervenha junto à CONAB, no sentido de garantia o abastecimento dos seus armazéns no Estado com milho, farelo de trigo e soja visando garantir a comercialização destes produtos para os/as agricultores/as familiares.


6.     Que o Governo do Estado busque a ampliação dos recursos para contratação de produtos da agricultura familiar por meio dos Programas PAA e PNAE.


7.       Que o Governo do Estado garanta a contratação imediata de carros pipas para abastecimento de água preferencialmente nas cisternas construídas pelo Programa 1 Milhão de Cisternas (MDA/MDS) e o Programa de Desenvolvimento Solidário (Estado RN).


8.       Que o Governo do Estado garanta a constituição de comissões municipais com a participação dos STTR’s para acompanhar a distribuição de água pelos carros pipas de maneira democrática e que contemplem de fato as famílias mais necessitadas.


9.       Que o Governo do Estado, através da Defesa Civil garanta urgentemente o reconhecimento e a homologação de todos os municípios que apresentaram decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública.


10.   Que o Governo do Estado garanta junto ao DNOCS a revitalização dos Perímetros Irrigados possibilitando assim a produção de grãos, hortaliças e suportes forrageiros, preferencialmente sem o uso de agrotóxicos.


11.   Que o Governo do Estado, garanta a implantação imediata de programa emergencial de perfuração, recuperação e instalação de poços tubulares e amazonas, priorizando as unidades familiares, bem como a contínua instalação e manutenção de cisternas de placas e calçadão, barragens subterrâneas e sucessivas, açudes, e adutoras de pequeno e médio porte, entre outras estruturas, para buscarmos definitivamente a erradicação da utilização de carros pipas.


12.   Que o Governo do Estado, possa garantir a assistência técnica universal e gratuita para todos (as) agricultores e agricultoras familiares do RN.


13.   Que o Governo do Estado, recupere os dessalinizadores existentes e aplicando segundo a legislação que trata da questão ambiental, bem como implantar mais unidades em caráter emergencial.


Que o Conjunto do MSTTR, Governo Federal e Governo do Estado unam forças para a retomada e agilização da implantação de cisternas de placas do Programa P1MC pela ASA. Buscando também a universalização do Programa P1+2 no semiárido brasileiro de forma a garantir água para consumo humano e animal.


14.   Que o Governo do Estado em conjunto com o Governo Federal, defendam pela ampliação do atendimento às famílias contempladas no Programa Brasil Sem Miséria bem como a expansão das metas para as áreas atingidas pela seca.


15.   Que o Governo do Estado, amplie o processo de construção do Programa “RN SUSTENTÁVEL” (antigo Programa de Combate à Pobreza Rural II), garantindo a participação do Movimento Sindical dos Trabalhadores (as) Rurais do Estado, preservando a efetiva participação do CDR - Conselho de Desenvolvimento Rural, como mecanismo de controle social.


16.   Que o Governo do Estado, institua uma “Comissão” com caráter permanente para discussão e acompanhamento sobre as ações de convivência com os efeitos da seca.



17.    Que o Governo do Estado, apresente um “interlocutor” para dialogar junto ao Movimento Sindical e aos Movimentos Sociais, com o objetivo de construirmos uma Agenda permanente pautada nos interesses da Agricultura Familiar e as ações emergenciais.